domingo, 23 de setembro de 2018

Termos mais utilizados no cinema!


Você sabe o que é um Plot Twist? E um MacGuffin? Eu tenho certeza que você já viu um desses dois no cinema mas não sabe o nome. Hoje iremos falar sobre alguns termos muito utilizados no cinema e na crítica e daremos exemplos com filmes conhecidos.


    1. Plot Twist:

Um Plot Twist, nada mais é do que uma grande reviravolta nada esperada no filme. É algo que não passou pela cabeça de ninguém, e BOOOM, aqui está. Um Plot Twist muito comum no cinema é o grande amigo do herói ir para o "Lado Negro da Força". E já que falamos de Star Wars, a revelação de que Darth Vader era pai de Luke Skywalker em "O Império Contra-ataca" é até hoje considerado por muitos como o maior Plot Twist da história do cinema. Hoje em dia todos conhecem a frase "Luke, eu sou seu pai!" mas na época do lançamento, ninguém esperava aquilo.


    2. Crossover:

Crossover
é o nome dado ao acontecimento em que dois ou mais personagens ou cenários totalmente diferentes que não tiveram nenhuma relação em algum filme anterior se encontram. Um grande exemplo disso é "Vingadores: Guerra Infinita", que junta os Vingadores com os Guardiões da Galáxia, que mesmo estando interligados no mesmo universo, não haviam se encontrado antes em algum filme.
Crossovers acontecem frequentemente nos quadrinhos e nos desenhos animados. Como naquela vez em que a turma do Scooby-Doo se encontrou com o Batman e o Robin no filme "Scooby-Doo e Batman: Os bravos e destemidos".


    3. Deus Ex Machina:

Você se lembra de como a trama de "Vingadores" mudou quando o Hulk apareceu em Nova York? Ou o Thor chegando em Wakanda em "Guerra Infinita"? E do Superman aparecendo em Liga da Justiça? Lembram quando as Águias apareceram em "O Retorno do Rei"? E em "Harry Potter e a Câmara Secreta" quando a Fawkes simplesmente aparece para salvar o dia e entrega a Espada para Harry?
Esses são grandes exemplos de Deus Ex Machinha.
Isso ocorre quando um personagem ou um objeto que não estava ali antes, aparece do nada para resolver os problemas do herói e até salvar sua vida. Se você não viu o personagem, ou o objeto antes, se nada no filme previa que ele seria usado ou que ele apareceria no momento certo, então, aquilo é um Deus Ex Machina.


    4. Diabolus Ex Machina:

Diferentemente do Deus, Diabolous Ex Machina é quando algo acontece inesperadamente no filme para ferrar com o herói. Isso ocorre muito em filmes de terror, quando um pneu fura, a energia acaba ou algo assim.
Em "Guerra Infinita" (Olha a gente falando desse filme de novo), o estralar de dedos de Thanos é um Diabolus Ex Machina, que abre uma porta para a continuação. Geralmente eles são usados para exatamente isso, não dar um fim ao filme. Poder continuar a história, pois sem ele, a trama acabaria ali mesmo.



    5.  MacGuffin:

Um MacGuffin pode às vezes ser confundido com um Deus Ex Machina, porém, os dois são muito diferentes.
Um MacGuffin é um objeto ou pessoa que faz a trama do filme existir, um dispositivo de enredo que todos estão atrás, que sem esse MacGuffin, o filme simplesmente não existiria.
Exemplos de MacGuffin são o Um Anel em "Senhor dos Anéis", as Caixas Maternas em "Liga da Justiça" e até mesmo as Jóias do Infinito em "Guerra Infinita".
                             

    6. Foreshadowing:

Enquanto no Deus Ex Machina, a trama do filme é resolvida do nada, um MacGuffin é um objeto que faz a trama do filme acontecer, no Foreshadowing, temos pistas, geralmente dadas no começo do filme sobre como será resolvida a sua trama.
O Foreshadowing vem em forma de "referência", com o objetivo de não ser percebido pelo telespectador, mas que no final ele pense "OLHAAAAAAAAA, AGORA TUDO FAZ SENTIDO!".
Um exemplo que é sempre muito comentado é do filme "Toy Story". Woody é torturado por Sid usando uma lupa para queimá-lo com a luz do Sol. No final do filme, Woody usa o capacete de Buzz para acender um fósforo e ligar o foguete para que os dois conseguissem chegar a Andy. Em nenhum momento havia sido falado da importância que aquilo teria para o filme, mas foi deixado nas entre-linhas.


    7. Reboot:

Um Rebbot é o famoso "Cansei, vou tentar de novo.".
Ele consiste em ignorar o antes e recomeçar. No Reboot, você não dá continuidade a história. Você pega os personagens e a história e faz de novo. É muito comum ocorrer um Reboot quando o filme não deu certo.
Temos exemplos de Reboots nas franquias do Homem-Aranha. Primeiro tivemos a trilogia com Tobey Maguire, em seguida tivemos os dois filmes com Andrew Garfield e agora temos a nova franquia com Tom Holland. Nenhuma dessas franquias têm ligação com as outras, para um, o outro não existe, cada franquia é independente.


E aí? Gostou? Quais dessas você já conhecia? E quais você passou a conhecer aqui? Caso queiram  mais publicações nesse estilo, deixem aí nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiba as novas datas de estréia do cinema!

 A pandemia do novo coronavírus causou um estrago no mundo. Graças a necessidade do isolamento social, os cinemas fecharam, o que fez com qu...